O QUE É O MÉTODO PESTANA?
O Método Pestana é uma comunidade de pessoas que imaginam um mundo onde cada pessoa reencontra diariamente o seu bem-estar físico e psicológico, equilibrando corpo, mente e energia.

Este lema parte do princípio de que, por um lado, o nosso estado natural é de equilíbrio, e por outro, que temos dentro de nós a capacidade para retornar a esse mesmo equilíbrio, sempre que o desejarmos. Esta visão também assenta na verdade indesmentível de que mente e corpo influenciam-se mutuamente, e na sabedoria milenar que nos diz que existem sistemas energéticos que permeiam e influenciam o organismo, quer na manutenção da saúde, quer no desenvolvimento da doença.

Infelizmente, esta não é a mensagem predominante na nossa sociedade, que ignora os processos de autorregeneração da mente e do corpo, olha para o nosso organismo como uma máquina e não como um sistema energético interdependente, e que incentiva a dependência de fatores externos em detrimento da responsabilidade pessoal. 

Sabemos, no entanto, que existem muitas pessoas que pensam como nós e que, não só imaginam este mundo, como estão dispostas a ajudar a construí-lo, diariamente. Acreditamos que esse é um mundo a que vale a pena aspirar, de pessoas responsáveis e empoderadas em melhorar a sua saúde e bem-estar individual, relacional, familiar, da comunidade em geral e do planeta como um todo.
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
O Método Pestana é claramente influenciado pelos campos da Psicologia Energética e da Medicina Energética, que representam a integração de dois modelos aparentemente antagónicos, mas que consideramos complementares: o modelo científico e material da Psicologia e da Medicina Ocidental por um lado, e o modelo empírico e energético da Medicina Oriental, por outro. 
yin-yang
yin-yang

press to zoom
yin-yang
yin-yang

press to zoom
1/1
A grande diferença entre estes dois modelos é que a Medicina Energética  reconhece que o Ser Humano, para além da sua parte orgânica, é constituído também por um conjunto de sistemas energéticos que podem ser acedidos e trabalhados de forma consciente para prevenir ou tratar doenças físicas e psicológicas, fomentar a saúde e aumentar a performance e o desempenho.
Apesar de se tratar de modelos de origem não-ocidental, as suas técnicas não invasivas e altamente eficazes estão a ser utilizadas, cada vez mais, quer por profissionais de saúde, para aumentar a rapidez e eficácia dos seus tratamentos, quer por pessoas comuns, para gerir o stress e a tensão da vida moderna, contribuindo para a manutenção e melhoria do seu bem-estar físico e psicológico.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
De maneira a conseguir implementar e divulgar a sua visão junto da sociedade, o Método Pestana está dividido em três áreas de intervenção: saúde, bem-estar e academia. 
logo dourado saúde.jpg
Ao nível da saúde, o Método Pestana tem como principal objetivo contribuir para o tratamento e prevenção de algumas das principais perturbações físicas e psicológicas da modernidade. Assume-se como um modelo de intervenção holístico que parte do pressuposto que corpo, mente e energia influenciam-se mutuamente, quer no desenvolvimento de doenças, quer na restauração ou manutenção da saúde. As abordagens terapêuticas utilizadas representam uma integração entre técnicas e conceitos comprovados da Psicologia e da Medicina Ocidental, com princípios e práticas milenares da Medicina Oriental e da Medicina Energética.
No Método Pestana acreditamos que a mudança que queremos ver no mundo começa, primeiramente, dentro de nós próprios, que o bem-estar físico e psicológico pode e deve ser cultivado diariamente, de forma a fortalecer a saúde e a evitar o surgimento de doenças. Apesar de vivermos atualmente num mundo para o qual o nosso organismo ainda não evoluiu, acreditamos que, através da introdução de práticas simples na rotina diária, é possível restaurar o corpo, serenar a mente e equilibrar as nossas energias, de forma segura e natural, promovendo, assim, uma maior e melhor qualidade de vida e de bem-estar, nas suas dimensões física, mental e espiritual.
logo dourado bem-estar.jpg
logo dourado academia.jpg
A Academia Método Pestana pretende dar formação à população em geral nas áreas do desenvolvimento e crescimento pessoal, bem como contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde, nomeadamente nas áreas das terapias não convencionais, holísticas, com especial relevo na Medicina Energética e Psicologia Energética. Pretendemos contribuir para aumentar a qualidade e rigor da formação nestas áreas, trabalhando com as instituições governamentais responsáveis pela certificação e acreditação profissional destes profissionais de saúde, quer em Portugal, quer nos restantes países da União Europeia.