Método Pestana, João Paulo Pestana

Nível Introdutório e Avançado

EFT - Técnicas de Libertação Emocional

com o Dr. João Paulo Pestana

Aprenda a eliminar pensamentos negativos e emoções disfuncionais, como medo, stress, ansiedade, fobias, sentimentos depressivos, de revolta, ou culpa e encontre a sua paz interior… com uma única técnica, em minutos e sem medicamentos!

Albufeira

25 Maio - Nível I

29 Junho - Nível II

Se está num ponto da sua vida em que procura algo diferente que o possa ajudar a atingir um maior equilíbrio emocional e, com isso, aumentar o seu sucesso pessoal e profissional, esta formação é para si!
Saber reconhecer sentimentos e emoções (Inteligência Emocional) pode ser importante para prevenir e gerir estados emocionais indesejados.
 
No entanto, a compreensão racional das emoções, por si só, muito dificilmente conduz à eliminação rápida e definitiva de emoções disfuncionais intensas e geradoras de sofrimento psicológico, como a ansiedade, o stress, a revolta, o medo ou a depressão.
Emoções fortes provocam um "curto-circuito neuronal", desligando o cérebro racional e colocando o sistema emocional em alerta para fazermos uma de quatro coisas: lutar, fugir, congelar ou desfalecer!
“Infelizmente, os tratamentos tradicionais de psicoterapia e farmacoterapia são pouco eficazes no tratamento de emoções negativas”
Dr. João Paulo Pestana
Falar sobre o que sentimos pode aliviar momentaneamente e ajudar-nos a compreender melhor as nossas emoções e o que estará na origem delas, no entanto, raramente é suficiente para eliminar uma emoção negativa intensa como o medo, a ansiedade ou o stress. Por outro lado, a medicação química, que pode ajudar a controlar os sintomas negativos das emoções, não os elimina permanentemente. Se a pessoa deixar de tomar medicação, os sintomas voltam. Para além disso, algumas pessoas precisam de aumentar cada vez mais a dosagem para obter o mesmo efeito, o que pode provocar efeitos secundários muito negativos em vários órgãos do corpo.

EFT - TÉCNICAS DE LIBERTAÇÃO EMOCIONAL

Um dos protocolos mais inovadores existentes actualmente para o tratamento rápido, seguro e eficaz de sentimentos e emoções disfuncionais chama-se EFT–Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional) ou Tapping. EFT foi inicialmente desenvolvido pelo norte-americano Gary Craig a partir do protocolo TFT-Thought Field Therapy (Terapia do Campo do Pensamento), criado anos antes pelo psicólogo Roger Callahan.

O Manual original do EFT é um dos mais bem-sucedidos manuais de auto-ajuda psicológica alguma vez publicados, com mais de um milhão de cópias em circulação, um pouco por todo o mundo. O facto de se tratar de um protocolo simples de aplicar, que qualquer pessoa pode aprender e começar imediatamente a aplicar na sua vida pessoal ou profissional, tem transformado o EFT numa das ferramentas de desenvolvimento pessoal em maior expansão a nível mundial, constituindo-se como uma das ferramentas terapêuticas mais inovadoras e eficazes alguma vez criadas na área da Psicologia Clínica.

O EFT baseia-se no pressuposto de que os desequilíbrios emocionais não se desenrolam apenas na “cabeça das pessoas”, mas que também resultam de “perturbações do sistema energético” do corpo.
 
Trata-se de uma ferramenta mente-corpo prática e extremamente eficaz que utiliza pontos naturais de redução do stress situados essencialmente no rosto e tronco superior, com o objectivo de equilibrar o sistema nervoso, energético e bioquímico do corpo humano. 
Quando o protocolo EFT é utilizado corretamente, os factores emocionais subjacentes que contribuem para os problemas emocionais são libertados, juntamente com os bloqueios energéticos. A pessoa ainda recorda as situações, mas deixa de sentir as emoções negativas associadas.

COMO FUNCIONA O EFT?

EFT é uma ferramenta prática e extremamente eficaz que integra técnicas e conceitos comprovados da Psicologia e das Neurociências, com a Acupunctura, uma prática médica desenvolvida ao longo de mais de 4 000 anos pela Medicina Tradicional Chinesa
EFT tem sido chamado de “acupunctura emocional/psicológica” uma vez que combina a estimulação manual de determinados pontos de acupunctura na superfície da pele, situados essencialmente no rosto e tronco superior, com a estimulação hemisférica bilateral através do reprocessamento ocular, afirmações positivas e outras abordagens cognitivas selecionadas para os efeitos desejados. Ao mesmo tempo, a pessoa foca a sua atenção numa dor, memória traumática, emoção desconfortável, compulsão ou outro problema qualquer associado a uma emoção negativa.
Esta combinação de abordagens num único protocolo tem a capacidade de eliminar emoções disfuncionais em minutos, favorecendo a reestruturação cognitiva e a mudança de comportamentos. 
“A verdadeira causa de todas as emoções negativas é uma perturbação no sistema energético do corpo”
Gary Craig
Depois de libertarem-se da sua “bagagem emocional” com EFT, é muito comum que as pessoas se sintam mais relaxadas e com maior capacidade para pensar sobre os seus problemas de forma clara e objetiva, passando a viver de maneira mais positiva e confiante. 

É SEGURO UTILIZAR EFT?

O EFT não elimina emoções que são naturais, normais e até saudáveis. Não elimina emoções que nos protegem, nem o cuidado apropriado que algumas situações nos merecem.
 
O que o EFT faz é eliminar a emoção excessiva, irracional, que interfere negativamente na qualidade de vida e na capacidade de viver normalmente o dia-a-dia, aumentando, simultaneamente, os sentimentos de relaxamento, resiliência, confiança e paz interior. 
EFT, também conhecido como Tapping, tem vindo a ser utilizado de forma segura há mais de 25 anos quer por profissionais, como mais uma abordagem terapêutica, quer por pessoas comuns, como uma técnica de auto-ajuda e de desenvolvimento pessoal. Atualmente, o EFT é aplicado com sucesso em hospitais, clínicas privadas, escolas, no coaching pessoal e empresarial e até mesmo para melhorar a performance desportiva e artística. 

Investigações preliminares têm demonstrado que este protocolo tem a capacidade de mudar muito rapidamente a bioquímica e os padrões cerebrais responsáveis pela manutenção de pensamentos, comportamentos e emoções disfuncionais, contribuindo para:​

  • Traçar e alcançar objetivos mais facilmente;

  • Aliviar o stress e os sintomas depressivos;

  • Eliminar medos e fobias;

  • Acalmar compulsões (comida, álcool, cigarros);

  • Aumentar a energia;

  • Reduzir a ansiedade e os ataques de pânico;

  • Gerir a raiva;

  • Eliminar ou aliviar a dor;

  • Modificar maus hábitos;

  • Eliminar pensamentos negativos;

  • Melhorar a performance desportiva ou artística;

  • Fomentar crenças e comportamentos positivos.

 

Uma vez que a investigação tem demonstrado que as técnicas que compõem o EFT produzem alterações na atividade elétrica do corpo e em áreas específicas do cérebro, EFT e outros protocolos que utilizam estes sistemas, passaram a ser coletivamente conhecidos como Psicologia Energética

EFT EM PORTUGAL

É com muita alegria que anunciamos as próximas formações de EFT em Portugal realizadas pelo Dr. João Paulo Pestana, um dos pioneiros na introdução do EFT e da Psicologia Energética em Portugal. O Dr. João Paulo Pestana  estudou nos E.U.A. com o criador do E.F.T., Gary Craig, bem como com Fred Gallo e David Feinstein, pioneiros da Psicologia Energética a nível mundial. 
 
Desde 2010 que realiza formações regulares de EFT, o que tem permitido que muitos terapeutas holísticos, profissionais de saúde e público em geral, tenham acesso aos princípios e práticas fundamentais do EFT por parte de um profissional com muita experiência nesta área.
Assim, se estiver interessad@ em iniciar ou aprofundar os conhecimentos na área do EFT, convidamo-l@ a juntar-se a nós numa das formações que realizamos regularmente, explorando os conceitos teóricos e as múltiplas aplicação prática das Técnicas de Libertação Emocional.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO EM EFT

O principal objetivo da formação em EFT é proporcionar aos participantes a oportunidade de experienciar a simplicidade e o poder transformativo do protocolo EFT no tratamento de emoções disfuncionais, contribuindo para um maior bem estar e uma melhor qualidade de vida. Os participantes serão guiados pelo Dr. João Paulo Pestana através dos conteúdos teóricos específicos do EFT que depois serão colocados em prática através de demonstrações em casos reais.
 
No final da formação, os participantes terão aprendido a utilizar o protocolo EFT em si próprio e em outras pessoas no tratamento do stress e de outras perturbações emocionais do dia-a-dia. No caso dos profissionais de saúde, podem facilmente integrar o EFT com outras abordagens terapêuticas ou de desenvolvimento pessoal que já utilizem, aumentando a rapidez e eficácia das suas intervenções. 
 
A formação em EFT está aberta a qualquer pessoa que deseje aumentar os seus conhecimentos nesta área, desde terapeutas e profissionais de saúde, ao público em geral.

FORMADOR

João Paulo Pestana é Psicólogo, com grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e criador do Método Pestana. É pioneiro na introdução da Psicologia Energética em Portugal, tendo estudado nos E.U.A. com o criador do E.F.T., Gary Craig, bem como com Fred Gallo e David Feinstein, pioneiros da Psicologia Energética a nível mundial.
É professor de Medicina Energética no Eden Energy Medicine Certification Program, em Inglaterra e nos EUA. 
 
Tem integrado estas abordagens inovadoras da Psicologia Energética e da Medicina Energética em diferentes áreas de intervenção clínica:
  • nas consultas de clínica privada;
  • na área da saúde e bem-estar no Longevity Wellness Worlwide;
  • na gestão do stress e das emoções na área empresarial e dos negócios, sendo coautor do livro “SOS Negócios”.
Mantém uma prática clínica no Algarve desde 2006 e realiza formações regulares nestas temáticas, em Portugal e no estrangeiro.
Poderá ficar a conhecer melhor o seu percurso profissional AQUI
PRÓXIMAS FORMAÇÕES 
Albufeira
Centro Starlight
25 de Maio e 29 de Junho
Inscreva-se AQUI
Formação EFT-Técnicas de Libertação Emocional Nível I (Introdutório)
Sábado 25 Maio
9h30 - 17h30

A Formação EFT-Técnicas de Libertação Emocional Nível I (Introdutório) tem como objetivo introduzir os participantes ao fantástico mundo do EFT, uma abordagem terapêutica que integra a estimulação de pontos de acupuntura do Sistema dos Meridianos, com abordagens modernas da Psicologia, no tratamento de emoções. 

A formação de Nível I está aberta a qualquer pessoa que deseje aumentar os seus conhecimentos nesta área, desde terapeutas e profissionais de saúde, ao público em geral.

Alguns dos Conteúdos Programáticos do Nível I

 

  • Factos e mitos dos tratamentos psicológicos tradicionais;

  • Mecanismos neurológicos envolvidos na resposta cognitiva e emocional;

  • Medicina Chinesa e Psicologia Moderna;

  • Psicologia Energética;

  • Introdução ao protocolo clássico EFT - Técnicas de Libertação Emocional;

  • Aspectos fundamentais para obter sucesso com EFT;

  • Principais áreas de intervenção com EFT (Emoções, Saúde, Educação, Desporto, Coaching);

  • Aplicação prática do EFT em casos reais;

  • Prática individual e em grupo.

A inscrição inclui:
  • Todo o material necessário à realização da formação, incluindo o Manual EFT Nível I em formato de papel;
  • Dois “Coffee Breaks” (manhã e tarde);
  • Certificado de Participação.
Formação EFT-Técnicas de Libertação Emocional Nível II (Avançado)
Sábado 29 Junho
9h30 - 17h30

A Formação EFT-Técnicas de Libertação Emocional Nível II (Avançado) permite aprofundar os conceitos desenvolvidos no Nível I e aplicá-los a outras áreas de intervenção. Representa também uma excelente oportunidade para partilhar e receber feedback sobre os sucessos e dúvidas da aplicação do EFT, quer com o Dr. João Paulo Pestana, quer com os restantes participantes. 

O Nível II está disponível apenas a quem já realizou o Nível I. Para tirar o melhor partido desta formação, é importante que, antes de se inscrever, tenha aplicado o EFT a si próprio e a outras pessoas no último mês. 

Alguns dos Conteúdos Programáticos do Nível II

 

  • Revisão de conceitos fundamentais sobre EFT;

  • O que fazer quando o EFT “não funciona”?;

  • O que fazer quando não sabemos quais as palavras certas para utilizar no EFT?;

  • O que fazer quando a pessoa não se recorda dos seus “traumas” ou diz não sentir emoções?;

  • Versão reduzida da Receita Básica do EFT;

  • Pontos de acupunctura (tapping) adicionais;

  • Utilizar o EFT no tratamendo da dor;

  • Aprender a utilizar EFT com crianças;

  • Desenvolvimento pessoal com EFT (Técnica “Fazer as Pazes com o Passado”);

  • Por que razão o protocolo básico do EFT foca-se no negativo?;

  • Introduzir o “positivo” no protocolo EFT (Técnica “Escolhas”);

  • Aprender a utilizar EFT com Grupos (Técnica “Benefícios Emprestados”);

  • Aprender a eliminar crenças negativas associadas a objetivos específicos;

  • Aprender a introduzir EFT a outras pessoas de forma natural;

  • Consentimento Informado e Ética;

  • Como realizar uma sessão de EFT.

A inscrição inclui:
  • Todo o material necessário à realização da formação, incluindo o Manual EFT Nível II em formato de papel;
  • Dois “Coffee Breaks” (manhã e tarde);
  • Certificado de Participação.
Inscrição Nível I = 70€
Inscrição Nível II = 100€
Inscrição Nível I e Nível II 
150€ (poupa 20€)
Albufeira
Centro Starlight
25 de Maio e 29 de Junho
Inscreva-se AQUI
A formação tem um cariz muito prático, pelo que as inscrições serão limitadas. Pretende-se, assim, dar o espaço e o tempo necessários para que cada participante domine os conceitos teóricos e as aplicações práticas de todas as ferramentas que iremos trabalhar. 
INFORMAÇÕES

Copyright@2019 Método Pestana

Portugal - Algarve - Faro - Lagoa

Email: info@metodopestana.com

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2010 - 2019 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com