Buscar

Afinal, qual é a diferença entre stress e ansiedade? Faça o teste!

Viva,


Uma das perguntas que os meus pacientes me costumam fazer é: afinal, qual a diferença entre stress e ansiedade?


Bem, na verdade, existe uma linha muito ténue entre stress e ansiedade. Ambas são respostas emocionais mas o stress, normalmente, é causado por um evento externo (em psicologia chamamos "gatilho"). Este gatilho pode ser de curta duração, por exemplo, ter um prazo reduzido para entregar um trabalho ou concluir um projeto, ou uma discussão com um ente querido. Pode também ser de longa duração como, por exemplo, estar desempregado, ser vítima de discriminação ou ter uma doença crónica. Pessoas sob stress podem apresentar alguns sintomas mentais e físicos, tais como, irritabilidade, raiva, fadiga, dores musculares, problemas digestivos e insónia.


A ansiedade, por seu lado, é definida por preocupações persistentes e excessivas que a pessoa sente que não consegue controlar e que não desaparecem, mesmo na ausência de um stressor. A ansiedade é a perturbação emocional mais comum nas sociedade modernas.

Sentir ansiedade é normal, no entanto, quando atinge valores elevados, pode transformar a nossa vida num autêntico pesadelo. Os sintomas da ansiedade (insónia, dificuldade de concentração, fadiga, tensão muscular e irritabilidade) são muito idênticos aos sintomas do stress, e daí a dificuldade em distinguir estas duas reações emocionais.


Felizmente, existem questionários específicos para avaliar cada uma destas respostas emocionais.


O questionário do stress já está disponível no site desde a semana passada e pode ser realizado por qualquer pessoa AQUI


Esta semana é tempo de divulgar o questionário de avaliação da ansiedade.

Saber o nosso nível atual de ansiedade é importante porque permite-nos escolher as melhores e mais eficazes intervenções, de acordo com os valores registados.


Tal como o questionário do stress, o questionário de avaliação da ansiedade pode ser preenchido online e fornece não só o nível de ansiedade atual, como também dá algumas dicas de como ajudar a combater a ansiedade, de acordo com o nível registado.


O questionário leva poucos minutos a ser preenchido e pode ser acedido gratuitamente no site do Método Pestana. Qualquer pessoa pode utilizá-lo, a qualquer hora, para monitorizar os seus níveis de ansiedade ao longo do tempo.


Na próxima semana irei disponibilizar o questionário para avaliar a depressão.


Espero poder contar convosco para divulgarmos estas ferramentas pelo maior número de pessoas possível.


Pela nossa saúde,


João Paulo Pestana

263 visualizações
Captura%20de%20Ecr%C3%A3%20(212)_edited.

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Copyright@2020 Método Pestana

Portugal - Algarve

Email: info@metodopestana.com

© 2010 - 2020 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com