top of page
Buscar

As Energias dos Cinco Elementos: curso on-line aberto à comunidade.

Se pretende ficar a conhecer melhor quais os aspetos que impactam a sua saúde e o seu bem-estar, pode ficar surpreendido/a com tudo aquilo que a Medicina Chinesa tem para oferecer. De acordo com esta antiga filosofia, existem energias específicas que conectam órgãos e emoções, pelo que compreender estas diferentes energias pode ajudar-nos a aumentar a vitalidade e o bem-estar, melhorando, assim, a nossa saúde física e psicológica.



Uma das energias mais importantes do corpo é a energia dos Cinco Elementos.


Nesta formação, que serve de introdução ao curso de um ano sobre as energias dos Cinco Elementos, convidamos os participantes a juntarem-se a nós numa viagem ao longo das quatro estações, onde iremos explorar de que forma os Cinco Elementos se relacionam com cada uma das estações da Natureza e com o corpo humano, e aprender técnicas energéticas simples, práticas e eficazes, que qualquer pessoa pode começar a utilizar imediatamente para melhorar o seu bem-estar físico e psicológico.


A filosofia chinesa, uma das bases da Medicina Energética, é rica em simbolismo e em conceitos que visam explicar o funcionamento do universo e a relação do Ser Humano com a Natureza. Uma dessas teorias é o Wu Xing, ou Cinco Elementos, que se refere a cinco princípios fundamentais que regem a dinâmica energética da natureza e do ser humano. A teoria dos Cinco Elementos assume que a Natureza se move ao sabor de cinco elementos fundamentais que, entre outras dimensões, estão associados às estações do ano e aos ritmos de transição entre cada estação. Esses elementos são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.


Mas estes Cinco Elementos não se encontram apenas na Natureza. De acordo com a teoria e prática da Medicina Energética, todos nós temos as energias destes elementos gravadas no nosso próprio sistema energético, logo à nascença. Cada um dos elementos está associado a energias específicas chamadas Meridianos, que alimentam e equilibram as funções físicas de determinados órgãos, bem como a sua expressão emocional. Por exemplo:

  • a Madeira está associada ao Fígado e à Vesícula Biliar, à estação da primavera e á emoção da raiva/bondade.

  • o Fogo está associado ao Coração e ao Intestino Delgado, ao verão e à emoção alegria/pânico.

  • a Terra está associada ao Baço-Pâncreas e ao Estômago, ao final do verão e à emoção satisfação/preocupação.

  • o Metal está associado ao Pulmão e ao Intestino Grosso, ao outono e à emoção plenitude/melancolia.

  • a Água está associada ao Rim e à Bexiga, ao inverno e à emoção medo/entusiasmo.

Cada um de nós transporta as energias Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, e expressa-as de forma única e individual. Existem pessoas que são mais fortes na energia Água e outras na energia Metal, e por aí fora. Saber qual o nosso elemento primário permite conhecer os nossos desafios e vulnerabilidades, não só a nível de personalidade, como também a nível de saúde.


De forma mais concreta, ao longo deste curso iremos abordar, para cada um dos Cinco Elementos:

  • a estação do ano associada.

  • os órgãos físicos relevantes.

  • as patologias físicas e psicológicas mais comuns.

  • impacto dos comportamentos e estilo de vida.

  • as emoções e os tipos de personalidade correspondentes.

  • os alimentos energéticos e as ervas medicinais recomendadas.

  • as cores e sons de cada um dos Cinco Elementos.

  • técnicas específicas de regulação e equilíbrio energético.

Os participantes irão aprender ainda a identificar o elemento primário (o próprio e o das outras pessoas), o que lhes dará informação preciosa sobre as suas forças e vulnerabilidades.


Os Cinco Elementos formam uma matriz de energia vital que influencia a nossa saúde e bem-estar. Ao mantermos estas energias equilibradas, estaremos a promover um estilo de vida mais equilibrado e saudável, fortalecendo a nossa saúde física e psicológica, ao longo de todo o ano.


Uma vez que a missão do Método Pestana passa por contribuir para uma comunidade de pessoas que aprendem a equilibrar as suas energias de forma natural para potenciarem o bem-estar e a sua saúde física e psicológico, esta formação é de entrada livre.


Apesar da participação ser grátis, requer inscrição prévia.


Esperamos que se junte a nós.


Até breve,


João Pestana


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page