Buscar

Avalie o seu nível de stress cientificamente em 3 minutos

Viva,


Tal como tive oportunidade de partilhar no último post, o stress não é todo igual.


A questão que se coloca é saber, não só como gerir o stress, claro está, mas também qual o nosso nível de stress!


Saber o nível atual do nosso stress é importante porque dá-nos informação sobre os possíveis impactos negativos, físicos e psicológicos, que este possa estar a causar. Por outro lado, saber o nosso nível de stress pode ajudar-nos a escolher as melhores e mais eficazes intervenções, de acordo com os valores registados. Por exemplo, o exercício físico moderado pode ajudar uma pessoa a gerir eficazmente um nível de stress Leve, mas não será igualmente eficaz para gerir um nível de stress Elevado.


Mas como podemos avaliar cientificamente os níveis de stress?


Muitas pessoas só percebem que os seus níveis de stress estão muito elevados quando começam a ter sintomas físicos (por exemplo, tensão muscular crónica) ou psicológicos (por exemplo, falta de concentração). Realizar análises médicas pode dar uma indicação dos níveis de stress, nomeadamente através da avaliação dos níveis hormonais do cortisol, mas este continua a ser um processo complexo e pouco fiável.


Felizmente, existe uma maneira mais simples e rápida de avaliar o stress cientificamente, e que tem sido utilizada pelos psicólogos há décadas, e com relativo sucesso. Estou a referir-me aos testes ou escalas de autopreenchimento, em que a pessoa preenche um questionário sobre os sintomas mais comuns associados ao stress. A pontuação final dá-nos uma indicação muito precisa sobre os reais valores de stress atuais de cada pessoa.


Para ajudar os meus pacientes a avaliarem eles próprios os seus níveis de stress ao longo da terapia, adaptei um questionário validado cientificamente que pode ser preenchido online e que fornece não só o nível de stress atual, como também dá algumas dicas de como ajudar a combater o stress, de acordo com o nível registado.


É esse mesmo questionário que gostaria, agora, de partilhar com a comunidade em geral.


Vivemos um momento nas nossas vidas que é, a todos os níveis excecional, de grande tensão e incerteza, e gerador de muito stress. Saber identificar os nossos níveis de stress é fundamental para impedir que estes fujam ao nosso controlo.


O questionário leva 3 minutos a ser preenchido e pode ser acedido gratuitamente no site do Método Pestana. Qualquer pessoa pode utilizá-lo, a qualquer hora, para monitorizar os seus níveis de stress ao longo do tempo.



Durante as próximas semanas irei disponibilizar também os questionários para ansiedade e depressão.


Espero poder contar convosco para divulgarmos estas ferramentas pelo maior número de pessoas possível.


Pela nossa saúde,


João Paulo Pestana

261 visualizações
Captura%20de%20Ecr%C3%A3%20(212)_edited.

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Copyright@2020 Método Pestana

Portugal - Algarve

Email: info@metodopestana.com

© 2010 - 2020 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com