top of page
Buscar

Será que anda com "maus fígados"?



Viva,


Já reparou que as pessoas têm andado um pouco irritadas e impulsivas ultimamente?


E já agora, por acaso algumas vez ouviu a expressão "maus fígados" ser utilizada para caracterizar uma determinada pessoa?


Pois bem, por mais estranho que parece, estes dois fenómenos estão interligados. Passamos a explicar.


A estação da primavera está associada ao Elemento Madeira e governa dois órgãos importantes: Fígado e Vesícula Biliar. Este Elemento está imbuído de uma energia de transformação e expansão que pode ser usada para promover o crescimento, a criatividade e a renovação em diferentes áreas da vida. Isto quando está equilibrado, porque quando não está... podem surgir problemas, não só orgânicos, como também emocionais.

Apesar das energias de Fígado e Vesícula Biliar serem complementares, existem algumas diferenças que importa perceber. Assim, na primeira parte da formação As Energias da Madeira iremos focar a nossa atenção nas energias do Fígado e perceber os seus impactos na saúde física e psicológica.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por uma variedade de funções vitais, como a desintoxicação do sangue, a produção da bílis e o armazenamento de nutrientes, entre muitas outras. Mas podemos olhar também para o fígado como um órgão energético.

De acordo com a Medicina Chinesa, as energias do fígado são responsáveis por manter o fluxo livre do Qi (chi), a energia vital, por todo o corpo, bem como por regular o equilíbrio emocional, a circulação sanguínea e o ciclo menstrual nas mulheres. Quando o fígado está equilibrado, o Qi flui suavemente e o corpo sente-se saudável e energizado. No entanto, quando há um desequilíbrio no fígado, o Qi pode ficar bloqueado e a saúde pode ser afetada de várias maneiras, desde perturbações emocionais como irritabilidade e sentimentos depressivos, passando por questões físicas como fadiga, dores de cabeça e até mesmo problemas digestivos e hormonais.

Por tudo isto, é importante aprender a cuidar das energias do nosso fígado e do sistema hepático.

De forma mais concreta, nesta primeira parte da formação As Energias da Madeira , iremos abordar:

· funções do fígado no corpo humano.

· as patologias hepáticas mais comuns.

· impacto dos comportamentos e estilo de vida.

· as emoções (equilíbrio/desequilíbrio).

· alimentos para fortalecer as energias do fígado.

· suplementos e ervas medicinais recomendadas.

· a cor e o som correspondentes.

· técnicas específicas de regulação e equilíbrio energético do fígado.

No final desta formação, os participantes serão capazes de começar a aplicar imediatamente o conhecimento que adquiriram, de forma a manterem as energias do fígado equilibradas e resilientes, diariamente.

Público-alvo

Não é necessário ter qualquer sensibilidade especial ou conhecimento prévio para poder usufruir da formação. As técnicas que iremos utilizar são simples de aprender e podem ser aplicadas por qualquer pessoa.

Uma vez que a missão do Método Pestana passa por contribuir para uma comunidade de pessoas que aprendem a equilibrar as suas energias de forma natural para potenciarem o bem-estar e a sua saúde física e psicológico, esta formação é de entrada livre.


Apesar da participação ser grátis, requer inscrição prévia.


Os membros com um Plano Método Pestana válido:

· têm acesso antecipado e integral à formação, que poderão encontrar na secção Bem-estar do site.

· podem aceder a todos os materiais de apoio da formação, incluindo vídeos, áudios, questionários e outros documentos, que se encontram disponíveis permanentemente para consulta.

· podem colocar questões e esclarecer dúvidas junto dos formadores, através do grupo de apoio Comunidade, no site do Método Pestana.

· têm direito a um Certificado de Conclusão.

Esperamos que se junte a nós para descobrir, ou aprofundar, formas naturais e eficazes de equilibrar as energias do Fígado, para uma vida mais equilibrada e saudável!

Até breve,

João Pestana & Tânia André

DATAS

As Energias dos Cinco Elementos

Introdução (14 de abril)


As Energias da Madeira - primavera

Fígado (28 de abril )

Vesícula Biliar (12 de maio)


As Energias do Fogo - verão

Coração (30 de junho)

Mestre do Coração/Pericárdio (14 de julho)

Intestino Delgado (11 de agosto)

Triplo Aquecedor (1 de setembro)


As Energias da Terra - transição

Baço/Pâncreas (22 de setembro)

Estômago (13 de outubro)


As Energias do Metal - outono

Pulmão (3 de novembro)

Intestino Grosso (24 de novembro)


As Energias da Água - inverno

Rim (5 de janeiro, 2024)

Bexiga (16 de fevereiro, 2024)

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń
bottom of page