PSICOLOGIA ENERGÉTICA 

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein 

O QUE É A PSICOLOGIA ENERGÉTICA?
A Psicologia Energética (PE) representa uma família de modalidades terapêuticas suportadas pela evidência, que equilibram, restauram e melhoram o funcionamento humano, através da combinação de intervenções de carácter físico (utilizando o sistema da acupunctura, os chakras e outros sistemas de cura ancestrais), com intervenções cognitivas modernas, tais como a dessensibilização sistemática e a exposição in vivo, ou por imagética. A PE representa uma abordagem emergente, inovadora e, em muitos sentidos, radicalmente diferente de olhar para a psicologia e psicoterapia: é um novo paradigma!
Psicologia Energética Portugal
As técnicas da PE dirigem-se, simultaneamente, ao corpo e à mente, conseguindo, por vezes em minutos, diminuir de forma rápida e eficaz a activação psicofisiológica desencadeada por sentimentos e emoções negativas como o stress, o medo e a ansiedade, ao mesmo tempo que promovem sentimentos de relaxamento, resiliência, confiança e paz interior. 
 
Se é verdade que algumas destas técnicas são tão simples de aplicar que até as crianças podem aprender a utilizá-las de forma independente, também é verdade que elas têm demonstrado ser tão poderosas e eficazes que têm sido aplicadas com sucesso em diferentes áreas, desde a psicoterapia e aconselhamento psicológico, passando pela educação, saúde e controle da dor, na área empresarial e no desporto.
Os protocolos de tratamento mais utilizados na PE incluem:
 
  • TFT - Terapia do Campo do Pensamento
  • EFT – Técnicas de Libertação Emocional
  • PSYCH-K
  • TAT - Técnica de Acupressão Tapas
  • EDxTM – Métodos de Diagnóstico e Tratamento Energético
  • CEP – Psicologia Energética Integrativa
 
Apesar de recente, estas abordagens estão a ser utilizados um pouco por todo o mundo por milhares de técnicos de saúde mental e outros profissionais da área da saúde, bem como por pessoas comuns, para conseguir mudanças rápidas e duradouras em sentimentos, pensamentos, crenças e comportamentos.
A PSICOLOGIA ENERGÉTICA É BASEADA EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA ?
A Psicologia Energética (PE) ainda é uma modalidade controversa no campo da saúde (as técnicas são estranhas, foram adotadas de culturas orientais e as reivindicações de um crescente número de praticantes parecem ser quase boas demais para serem verdadeiras), no entanto, continuam a crescer as evidências científicas que demonstram que estas técnicas são, realmente, poderosas ferramentas para o tratamento clínico e o desenvolvimento pessoal.
Esta abordagem inovadora à saúde física e mental tem sido estudada nos EUA pelos Institutos Nacionais de Saúde, a Fundação Kaiser e a Administração de Veteranos. Apesar de o estudo científico das diferentes modalidades que compõem a PE estar ainda numa fase inicial, o crescente corpo de investigação clínica tem apresentado resultados muito promissores, por exemplo, trabalhos realizados com ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia quantitativa (QEEG) mostraram actividade cerebral positiva depois da utilização de técnicas da PE.
Os resultados clínicos e experimentais têm demonstrado que os métodos e técnicas da PE podem ajudar a ultrapassar uma multiplicidade de questões, entre as quais, trauma e PTSD (Perturbação de Stress-Pós Traumático), ansiedade e fobias, depressão, adições, controlo do peso e da dor. Também tem sido demonstrado que podem ajudar a melhorar o desempenho escolar, desportivo e profissional.
 
Poderá ficar a par de toda a investigação publicada AQUI
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PSICOLOGIA ENERGÉTICA
Apesar da investigação crescente, a verdade é que os mecanismos de ação responsáveis pelo efeito positivo destas abordagens ainda não são totalmente compreendidos.
João Paulo Pestana e David Feinstein
As diferentes abordagens terapêuticas mente-corpo reconhecem a existência de uma interconexão de múltiplos níveis entre os diferentes sistemas do corpo, do cérebro e da mente. Estas conexões são reconhecidas e suportadas por inúmeras disciplinas científicas, entre as quais: psiconeuroimunologia, epigenética, neurobiologia interpessoal e neuroplasticidade.
 
A eficácia das abordagens da Psicologia Energética parece advir do esforço sinergético de focalizar a atenção em memórias específicas e outras experiências afetivo-cognitivas, ao mesmo tempo que os clientes/pacientes são ensinados a utilizar competências específicas que ativam os sistemas energéticos do corpo para normalizar o seu funcionamento, incluindo alterações no cérebro e no tronco cerebral.
Os resultados transcendem, geralmente, a capacidade normal de mudar a experiência através de um esforço meramente consciente. Em vez disso, as pessoas relatam, frequentemente, a resolução de pensamentos, sentimentos e memórias negativas, em minutos, independentemente de há quanto tempo a pessoa tem essa problemática. Memórias traumáticas com 10, 20, 30 ou mais anos podem ser eficazmente tratadas em minutos, de forma permanente, com pouco desconforto emocional.
 
Um dos principais investigadores nesta área é o psicólogo norte-americano David Feinstein. Poderá ficar a saber mais sobre o seu trabalho AQUI 
DVD EDUCATIVO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ENERGÉTICA
DVD Introdução à Psicologia Energética
TFT-TERAPIA DO CAMPO DO PENSAMENTO

"Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções" - Jorge Bucay

TFT - Thought Field Therapy, ou "Terapia do Campo do Pensamento", é uma abordagem terapêutica pioneira que está na base do desenvolvimento da Psicologia Energética. Representa também para muitos terapeutas e público em geral, muito provavelmente, um dos métodos mais estranhos e resistentes à interpretação comum daquilo que é considerado como uma "intervenção psicoterapêutica normal",.
Uma das principais razões para a "resistência" que esta abordagem inicialmente teve por parte da comunidade científica prendeu-se com o facto de não existir investigação científica à data que atestasse a sua eficácia clínica (o que, desde então já foi ultrapassado). Para além disso, ela integrava técnicas e conceitos comprovados da Psicologia e das Neurociências, com a estimulação manual de pontos de acupunctura, algo que nunca tinha sido visto até então e os seus resultados eram tão rápidos que muitos acreditavam que era simplesmente "bom demais para ser verdade".
TFT foi inicialmente desenvolvido no início da década de 1980 pelo psicólogo clínico norte-americano Roger Callahan, quando este tentava ajudar uma paciente a ultrapassar uma longa, severa e aparentemente intratável fobia de água (Hidrofobia) e coloca em causa todas as suposições básicas sobre a definição e prática da psicologia e psicoterapia e a natureza das perturbações emocionais. Em muitas situações, o TFT ignora grande parte daquilo que normalmente está associado ao sucesso da psicoterapia e, mesmo assim, consegue resultados extraordinários.
 
Durante as sessões de TFT, o paciente "sintoniza" mentalmente uma situação traumática ou angustiante, ao mesmo tempo que o terapeuta indica sequências de tapping específicas que o paciente realiza em si próprio, batendo levemente com a ponta dos dedos em determinados acupontos (pontos de acupuntura). São ainda utilizados outros procedimentos para uma melhor integração e sincronização hemisférica.
 
Cada sequência demora cerca de 2/3 minutos a ser executada e é repetida várias vezes ao longo de cada sessão, de acordo com as reações que o paciente vai demonstrando na evolução do tratamento, visto que os resultados podem ser percebidos de imediato. Problemas de ordem emocional que resistiram durante anos a outros tratamentos podem, por vezes, ser eliminados em poucos minutos. 
ROGER CALLAHAN E A ORIGEM DO TFT
TÉCNICAS DE LIBERTAÇÃO EMOCIONAL
EFT-TAPPING

"A causa de todas as emoções negativas é uma perturbação no sistema energético do corpo"

- Gary Craig

EFT - Emotional Freedom Techniques, ou Técnicas de Libertação Emocional, foi criado por Gary Craig, um engenheiro norte-americano formado em Stanford. Craig, que desde muito cedo desenvolveu um grande interesse por terapias alternativas, foi um dos primeiros discípulos de Roger Callahan, o criador do TFT-Thought Field Therapy (Terapia do Campo do Pensamento). Em 1995, após estudar e aplicar intensivamente os princípios e as técnicas de Callahan, Craig decide desenvolver a sua própria técnica, baptizando-a de Emotional Freedom Techniques - EFT, por discordar de alguns dos princípios considerados por Callahan como fundamentais para o sucesso do TFT. 
 
Atualmente, EFT é um dos protocolos mais utilizados na Psicologia Energética (PE), que integra técnicas e conceitos comprovados da Psicologia e das Neurociências, com a acupunctura, uma prática médica desenvolvida ao longo de mais de 3 000 anos pela Medicina Oriental.
 
EFT, também conhecido como Tapping, pode ser utilizado por profissionais, como uma abordagem terapêutica, ou como uma técnica de auto-ajuda e de desenvolvimento pessoal. Investigações preliminares têm demonstrado que este protocolo tem a capacidade de mudar muito rapidamente a bioquímica e os padrões cerebrais responsáveis pela manutenção de pensamentos, comportamentos e emoções disfuncionais, contribuindo para:
 
  • ultrapassar medos, revolta, culpa, ansiedade ou depressão
  • eliminar traumas psicológicos
  • tratar a dor física
  • alterar hábitos e padrões indesejados
  • melhorar a performance desportiva
  • aumentar a capacidade de amar, ter sucesso e ser feliz

O Dr. João Paulo Pestana teve formação com o criador do EFT Gary Craig, nos EUA, e realiza formações regulares em EFT - Tapping. Fique a par de todas as formações sobre EFT AQUI 
João Paulo Pestana e Gary Craig
De acordo com o próprio Gary Craig, o seu grande contributo para o campo das terapias energéticas terá sido o de ter trazido a sua mentalidade de engenheiro para todo o processo, e não de psicólogo ou terapeuta, o que lhe terá permitido um olhar diferente, ajudando assim a simplificar o método de Callahan e posteriormente a desenvolver o EFT. Assim, apesar de o EFT basear-se nos mesmos princípios energéticos do TFT, permitiu uma maior liberdade e autonomia terapêutica, tornando todo o processo mais simples e fácil de aplicar. 
VÍDEO DEMONSTRATIVO
PROTOCOLO EFT-TAPPING
O MÉTODO PSYCH-K

"Quer você acredite que consegue fazer uma coisa, ou não, você está certo" - Henry Ford

PSYCH-K é um método directo e simples para reescrever o software da mente e eliminar crenças negativas auto-limitadoras que estão alojadas no Subconsciente, o local onde quase todos os comportamentos humanos, sejam eles construtivos ou destrutivos, se originam. De acordo com Rob Williams, criador do método, o principal objectivo desta técnica é acelerar a evolução espiritual individual e global através do alinhamento das crenças subconscientes com a sabedoria consciente das maiores tradições intelectuais e espirituais. 
A nossa realidade é criada pelas nossas “crenças”. Essas crenças são, frequentemente, o resultado de programações que aconteceram ao longo da vida e representam uma poderosa influência no comportamento humano. As conclusões (ou seja, crenças, atitudes, valores etc) desenhadas pela nossa experiência passada são armazenadas na nossa mente subconsciente, abaixo do nível da percepção consciente. Essas crenças subconscientes criam filtros de percepção através dos quais nós respondemos aos desafios da vida. É através das nossas crenças que formamos a percepção do mundo e de nós mesmos e é a partir dessas percepções nós desenvolvemos comportamentos.
O PSYCH-K envolve a interacção entre mente e corpo através da utilização de testes musculares da Kinesiologia Aplicada, acedendo-se, assim, aos "arquivos" limitadores da mente subconsciente. Depois de identificadas as crenças negativas, são utilizadas técnicas específicas de integração dos dois hemisférios cerebrais, que permite aumentar a comunicação entre os hemisférios esquerdo e direito, dando origem a um estado mental conhecido como "cérebro integral", ideal para alterar crenças subconscientes.
Com os dois hemisférios cerebrais a comunicarem e a funcionarem de forma integrada, o cérebro e a mente estão mais disponíveis para efectuar mudanças rápidas e de longa duração em programas subconscientes obsoletos, bem como para maximizar todo o potencial humano disponível.
Poderá ficar a saber mais AQUI 
COMO FUNCIONA O PSYCH-K

Copyright@2019 Método Pestana

Portugal - Algarve - Faro - Lagoa

Email: info@metodopestana.com

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2010 - 2019 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com 

DVD Introdução à Psicologia Energética

Go to link