DR. JOÃO PAULO PESTANA 

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." - Pierre Teilhard de Chardin

NOTA BIOGRÁFICA
Viva,
 
Seja muito bem vind@ ao meu site profissional!
 
Gosto de pensar que a abordagem integrativa e holística que tenho adoptado ao longo da minha vida profissional deve-se a dois factores: 1) a uma característica de personalidade assente na curiosidade intelectual e no serviço ao outro que me impele a pesquisar, estudar e a partilhar com colegas e público em geral as diferentes abordagens terapêuticas e de crescimento pessoal que vou integrando na minha prática clínica; 2) à frustração que foi crescendo ao longo dos anos iniciais de prática profissional, por sentir que as ferramentas terapêuticas tradicionais de que dispunha não estavam a conseguir ajudar os meus pacientes a libertarem-se do sofrimento físico e psicológico de forma rápida, eficaz e com o mínimo de desconforto possível.
 
Apesar de, na teoria, sempre ter mantido esta visão "integrativa" no que diz respeito ao tratamento das mais variadas patologias, a verdade é que acabou por ser a realidade profissional que me veio demonstrar, de maneira muito evidente, que não eram os meus pacientes que se deveriam adaptar às minhas técnicas, mas sim o contrário.
 
É verdade que, dependendo da situação clínica de cada caso, existem algumas intervenções terapêuticas que têm demonstrado maior eficácia que outras no tratamento do sofrimento humano. No entanto, nunca acreditei que existisse uma ferramenta ou abordagem terapêutica única, fosse ela de vertente psicológica, fisiológica, farmacológica ou energética, que tratasse tudo, em todas as pessoas, com a mesma eficácia. Somos todos tão diferentes e com tantas tonalidades físicas, cognitivas, emocionais, energéticas e espirituais, que uma abordagem única nunca me fez grande sentido. Felizmente, e apesar da forma como o ensino académico está estruturado, existem cada vez mais profissionais de saúde com a mesma visão.
 
Nada terá contribuído tanto para o meu crescimento profissional inicial do que a colaboração que tenho o prazer de manter, desde 2007, com a Associação Oncológica do Algarve, atendendo regularmente doentes com cancro e os seus familiares. Desde o primeiro dia que comecei a trabalhar em oncologia, percebi que as ferramentas psicoterapêuticas mais tradicionais de que dispunha não satisfaziam, nem a minha exigência, nem as necessidades de quem me procurava. Os meus pacientes oncológicos e os seus familiares simplesmente não tinham tempo nem disponibilidade para meses intermináveis de "terapia de conversação"! Todos precisavam tratar de forma rápida e eficaz sentimentos e emoções intensas associadas ao diagnóstico e tratamento do cancro, como o medo da morte, a revolta ou a ansiedade, precisavam ainda de aprender a controlar o stress, a gerir a dor física... enfim, precisavam de tentar fazer as pazes com as suas vidas e de encontrar paz no meio de tanto sofrimento.
 
Decidido a encontrar métodos de tratamento mais eficazes, durante 2 anos dediquei-me exclusivamente à psicologia oncológica e realizei formação nas mais variadas técnicas de intervenção psicoterapêutica que pude encontrar, mais ou menos convencionais, dentro e fora de Portugal. E, apesar de todas elas terem acrescentado algo de positivo às minhas opções terapêuticas, continuava a sentir que "faltava qualquer coisa". Em 2008, enquanto realizava um curso intensivo de técnicas de meditação, manifestação e controlo mental, isolado no meio de um monte alentejano com mais 10 desconhecidos oriundos de 4 continentes e 7 países diferentes, as minhas preces foram finalmente atendidas e fui apresentado a um dos protocolos psicoterapêuticas mais extraordinários que conheci até hoje, o EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional), ou Tapping.
 
Apesar das minhas resistências iniciais (as técnicas que compõem o protocolo EFT são estranhas, foram adotadas de culturas orientais e as reivindicações dos praticantes pareciam-me ser boas demais para serem verdadeiras), a realidade é que o EFT permitiu-me aumentar significativamente as taxas de sucesso na gestão de emoções disfuncionais e no tratamento das mais variadas perturbações psicológicas, como o stress, a ansiedade, a depressão e ainda com excelentes resultados no tratamento da dor. Desde então, já utilizei este protocolo em centenas de pacientes (doentes oncológicos e não oncológicos), com os mais diversos quadros clínicos e com resultados extremamente positivos. Em alguns casos os resultados são tão extraordinários que, ainda hoje, me deixam surpreendido.
 
Ao aprofundar os meus conhecimentos nesta abordagem inovadora, foi com naturalidade que acabei por aprofundar os meus conhecimentos sobre Psicologia Energética e, posteriormente, tirar formação especializada em Medicina Energética. O aprofundamento destas áreas tem contribuido para um crescimento não só a nível profissional, como também pessoal, desvendando uma realidade que nunca esperaria possível quando terminei a minha formação académica em Psicologia Clínica.
 
A partir de 2010 começou a crescer a necessidade de transmitir algum do conhecimento teórico e prático que, entretanto, fui adquirindo na utilização destas ferramentas terapêuticas e de desenvolvimento pessoal. Nasceu assim o Método Pestana e, com ele, a realização de formações sobre algumas destas técnicas inovadoras, quer para profissionais de saúde, quer para o público em geral.
 
Muito tenho a agradecer a todos os meus pacientes e às muitas pessoas que têm participado nas minhas formações, por tudo o que me ensinaram e continuam a ensinar, pelo quanto me "obrigam" a crescer, forçando-me a sair da minha caixa terapêutica e da minha zona de conforto. A tod@s, o meu muito obrigado!
 
Com votos de muita saúde, paz, amor e alegria, aproveito para agradecer o interesse demonstrado no meu trabalho e, se for caso disso, um até breve.
 
Atentamente,
 
João Paulo Pestana
NOTA CURRICULAR
O Dr. João Paulo Pestana é Psicólogo, com grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e criador do Método Pestana. É pioneiro na introdução da Psicologia Energética em Portugal, tendo estudado nos E.U.A. com o criador do E.F.T., Gary Craig, bem como com Fred Gallo e David Feinstein, pioneiros da Psicologia Energética a nível mundial.
 
É professor de Medicina Energética em Portugal e no Eden Energy Medicine Certification Program, em Inglaterra e nos EUA. 
 
Tem integrado estas abordagens inovadoras em diferentes áreas de intervenção que vão desde a sua prática clínica privada no Algarve, passando pelos doentes oncológicos na Associação Oncológica do Algarve, ou ainda na área da saúde e bem-estar, no Longevity Wellness Worlwide, bem como na gestão do stress e das emoções na área empresarial e dos negócios, sendo co-autor do livro “SOS Negócios”.
 
Realiza formações regulares nestas temáticas que poderá consultar AQUI
FORMAÇÃO ACADÉMIA E PROFISSIONAL
O Dr. João Paulo Pestana é licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário Dom Afonso III (INUAF), em Loulé, tem o grau de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e é o criador do Método Pestana. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com Cédula Profissional nº 4098, Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e da Association for Comprehensive Energy Psychology, nos EUA. Exerce clínica privada desde 2006 e faz parte do Núcleo de Psicologia da Associação Oncológica do Algarve, desde 2007.
 
O modelo de formação base do Dr. João Paulo Pestana, em Psicologia Clínica, é de orientação Psicodinâmica, tendo obtido formação pós-graduada adicional em Terapias Cognitivo-Comportamentais, Técnicas de Relaxamento, Arte-Terapia, Psicodrama e Hipnoterapia Ericksoniana. Tem ainda formação específica em Cuidados Paliativos pela AMARA e em Gestão do Distress pela International Psycho-Oncology Society e pela European School of Oncology.
 
Realizou formação em Psicologia Energética através da ACEP - Association for Comprehensive Energy Psychology (EFT, TAT, TFT), em PSYCH-K (Basic PSYCH-K Practitioner) e, em 2015, torna-se o primeiro português a completar a formação em Medicina Energética de Donna Eden (Eden Energy Medicine Certified Practitioner, EEM-CP).
 
A nível científico, conta com dezenas de presenças e comunicações realizadas em seminários e congressos de Psicologia.
 
Em 2007 publicou um artigo científico pioneiro denominado "O papel do bem-estar espiritual na qualidade de vida do doente oncológico em quimioterapia", tendo sido posteriormente convidado pelo programa televisivo "A Fé dos Homens", do Canal 2 da RTP, para aprofundar esta temática. 
 
Tem orientado estágios académicos de psicologia e tem sido convidado para abordar a temática da Psicologia Oncológica em algumas Faculdades e Institutos, como a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UALG), o Instituto Universitário Dom Afonso III (INUAF) e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL).
 
Em Julho de 2010, foi responsável pela concretização do primeiro "Seminário de Terapias Complementares em Oncologia", realizado no Algarve e em Novembro de 2012 fez parte da organização do I Congresso de Oncologia Integrativa, realizado também no Algarve.
 
Tem realizado trabalho ao nível da gestão do stress e das emoções na área empresarial e dos negócios, sendo co-autor do livro “SOS Negócios”.
 
Em 2015 lança dois DVD´S educacionais sobre Psicologia Energética e Medicina Energética, que se encontram disponíveis através deste site, na área Loja.
No início de 2017 é convidado a integrar o quadro de professores do programa de formação em Medicina Energética Eden Energy Medicine Certification Program (EEMCP), dando aulas nos EUA e em Inglaterra.
 
Realiza formações regulares, quer para o público em geral, quer para profissionais de saúde, que podem ser consultadas na área Eventos.
O QUE É O MÉTODO PESTANA?

“O espírito enriquece-se com o que recebe; o coração com o que dá." - Victor Hugo

O Método Pestana (MP) assume-se como um modelo de intervenção holístico que parte do pressuposto que corpo, mente e espírito influenciam-se mutuamente, quer no desenvolvimento de doenças, quer na restauração ou manutenção da saúde. Não corresponde a uma técnica ou método de tratamento específico, mas sim ao conjunto de modalidades terapêuticas que o Dr. João Paulo Pestana tem vindo a estudar, a desenvolver e a integrar na sua prática clínica ao longo dos anos. 
As técnicas utilizadas no MP representam uma integração entre técnicas e conceitos comprovados da Psicologia e das Neurociências, como a ligação mente-corpo, reestruturação cognitiva, dessensibilização ou a visualização, com os princípios e práticas da Medicina Oriental e da Medicina Energética, como a meditação, o relaxamento, a acupressão ou o equilíbrio de determinados centros e padrões energéticos no corpo, tais como meridianos, chakras e aura (biocampo). 
As técnicas inovadoras que constituem o MP têm como principal objetivo contribuir para o tratamento e prevenção das principais perturbações físicas e psicológicas da modernidade, promovendo, assim, uma maior e melhor qualidade de vida e de bem-estar na população, nas suas dimensões física, mental e espiritual.
 
Algumas destas técnicas podem ser utilizadas por qualquer pessoa, como forma de autoajuda e de desenvolvimento pessoal, enquanto outras estão mais direcionadas para os profissionais de saúde. 
 

Poderá ficar a saber sobre todas as atividades desenvolvidas pelo Dr. João Paulo Pestana AQUI

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS DO MÉTODO PESTANA
As influências do Método Pestana (MP) são tão vastas e diferenciadas quanto o meu interesse na procura e desenvolvimento de novas modalidades de cura e equilíbrio físico e psicológico. Para além das influências dos vários professores, pensadores, autores e colegas durante os anos de formação pré e pós graduada em Psicologia Clínica, o MP é claramente influenciado por dois campos inovadores da Psicologia e Medicina: a Psicologia Energética e a Medicina Energética.
A grande diferença entre estes dois modelos e as suas versões mais "convencionais" é que os primeiros reconhecem que o Ser Humano, para além da sua parte física e neurológica, i.e. orgânica, é constituído também por um conjunto de sistemas energéticos que podem ser acedidos e trabalhados de forma consciente. Manter a energia dos diferentes sistemas energéticos equilibrados contribui para prevenir ou tratar doenças físicas e psicológicas, fomentar a saúde e aumentar a performance e o desempenho.
Apesar de se tratarem de modelos de origem não-ocidental, as suas técnicas não invasivas e altamente eficazes estão a ser utilizadas, cada vez mais, quer por profissionais de saúde, para aumentar a rapidez e eficácia dos seus tratamentos, quer por pessoas comuns, para gerir o stress e a tensão da vida moderna, contribuindo para a manutenção e melhoria do seu bem-estar físico e psicológico.

Copyright@2019 Método Pestana

Portugal - Algarve - Faro - Lagoa

Email: info@metodopestana.com

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2010 - 2019 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com 

Método Pestana