MEDICINA ENERGÉTICA 

"A medicina energética é o próximo grande passo... é o futuro da medicina" - Dr. Mehmet Oz

Para milhões de pessoas, ao longo de milhares de anos, aceder e equilibrar a sua energia vital contribuiu para manter as doenças ao longe. No entanto, atualmente, a medicina moderna praticamente que ignora o poder curativo da nossa energia vital.

"A Medicina Energética traz vitalidade quando estamos cansados, saúde quando estamos doentes e alegria quando estamos em baixo." 
Donna Eden

A Medicina Energética é baseada no facto cientificamente aceite de que tudo o que existe no nosso Universo é constituído por energia, incluindo o corpo humano. A Medicina Convencional, na sua base, incide sobre a bioquímica de células, tecidos e órgãos. A Medicina Energética, na sua base, centra-se nos campos de energia do corpo que organizam e controlam o crescimento e reparação de células, tecidos e órgãos.

 

Felizmente, as últimas evidências científicas começam a comprovar aquilo que os nossos antepassados tão bem sabiam: a energia vital é poderosa. Muito poderosa!

Efetivamente, o campo da Medicina Energética está a contribuir para que milhares de pessoas por todo o mundo recuperem este conhecimento antigo,  iluminando o caminho para aquilo que é possível acontecer, quando sabemos como dirigir a energia do nosso corpo, mente e emoções.
 
A Medicina Energética coloca a nossa saúde e bem-estar nas nossas próprias mãos. Práticas diárias podem abrir e alinhar diferentes níveis da nossa energia, dando-nos acesso a saúde abudante, profunda alegria e felicidade, bem como maior foco e clareza mental

Felizmente, todos nós podemos ter acesso à fonte desta energia transformadora! 

 

A Medicina Energética é uma abordagem integrativa que expande princípios e práticas de abordagens terapêuticas tão distintas como a acupuntura, terapia craniosacral, tai chi terapêutico, yoga e outras modalidades holísticas, de maneira a:

  • diminuir o sofrimento, a dor e a doença;

  • fortalecer os sentimentos de felicidade, alegria e satisfação com a vida;

  • aumentar o foco e a clareza mental, potenciando a produtividade;

  • melhorar o equilíbrio, armonia e bem-estar;

  • potenciar a saúde geral e a longevidade.

 

Atualmente, existem muitas pessoas que estão a começar a perceber que os seus desequilíbrios diários a nível físico e psicológico estão assentes nos seus níveis de energia. Quando o fluxo da energia está bloqueado ou desequilibrado, é mais provável que surjam doenças, a vida fica mais difícil e tudo parece mais cinzento.

Quando os diferentes sistemas energéticos estão alinhados, reabertos e desobstruídos, a vida começa a fluir de outra maneira, torna-se mais fácil, abundante e com um sentido renovado.
 
A boa notícia é que a Medicina Energética e todos os seus benefícios não estão reservados apenas para médicos, psicólogos, terapeutas dotados ou outros profissionais de saúde.
 

Com o conhecimento adequado, qualquer um de nós pode passar de curar instintivamente para curar intencionalmente, ganhando acesso a uma fonte poderosa e quase inesgotável de saúde, vitalidade e alegria.

De acordo com Donna Eden, pioneira da Medicina Energética, todos nós temos a capacidade de utilizar a nossa energia vital para criar uma mudança fundamental na relação entre mente-corpo, que pode transformar as nossas vidas para melhor.

 

Depois de se autocurar de uma doença crónica debilitante, decidiu começar a estudar as tradições energéticas antigas e viu como cada uma delas abordava sistemas energéticos diferentes, mas que acabavam por comunicar e interagir entre si, formando um padrão unitário que rodeava e penetrava o corpo.

Foi durante este período crítico que Donna Eden percebeu que, no nosso ser mais íntimo, somos todos terapeutas instintivos porque o nosso corpo e mente procuram, naturalmente, a cura e o alinhamento. 

Durante milhares de anos, os nossos antepassados reconheceram o valor curativo da energia.
 
Desde a Ásia à América, a medicina tradicional focava-se na nossa saúde energética como a maneira mais eficaz para prevenir doenças e aumentar a vitalidade geral.
 
Quer fosse através do equilíbrio do qi (chi) que percorre os meridianos, práticas ayurvédicas para equilibrar as doshas ou a utilização do toque terapêutico nas práticas xamânicas, a energia vital era entendida como a "chave mestra" para uma vida saudável e equilibrada.
QUAIS OS PRINCÍPIOS DA MEDICINA ENERGÉTICA ?
Apesar de a Medicina Energética ser composta por diferentes modelos teórico-práticos, o que demonstra a sua riqueza e complexidade, existem algumas caracerísitcas essenciais que a distinguem e que são partilhadas, se não por todas, pela maior parte, destas correntes. 

1/1
Os princípios essenciais da Medicina Energética incluem:
 
1. Energias - sejam elas electromagnéticas ou energias mais subtis - formam a infraestrutura dinâmica do corpo físico;
 
2. A saúde dessas energias - em termos de fluidez, equilíbrio e harmonia - é reflectida na saúde do corpo;
 
3. De igual modo, quando o corpo não está saudável, é possível identificar e equilibrar os distúrbios energéticos correspondentes.
Para ultrapassar uma doença e manter a saúde vibrante, o corpo necessita que as suas energias:
 
a) Fluam e que tenham espaço para continuarem a fluir - energias podem ficar bloqueadas devido a toxinas, constrições musculares, stress prolongado ou interferência de outras energias;
 
b) Fluam em determinados padrões - geralmente, em harmonia com as estruturas físicas e funções biológicas do corpo, que as próprias energias animam e suportam (“Flow follows function”);
 
c) Cruzem o corpo - a todos os níveis, desde o nível micro da dupla hélice de ADN, até ao nível macro, em que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa;
 
d) Mantenham um equilíbrio com outras energias - as energias podem perder o seu equilíbrio natural devido ao stress prolongado ou qualquer outra condição que mantenha determinados sistemas energéticos em "modo de sobrevivência".
 
O fluxo, equilíbrio e harmonia de um sistema energético podem ser restaurados e mantidos de forma não-invasiva, através de:
 
a) tapping, massagem, beliscando, torcendo ou conectando pontos específicos na superfície da pele;
 
b) girando, rodando ou percorrendo com a mão canais energéticos específicos situados ao longo da pele;
 
c) exercícios ou posturas criados para efeitos energéticos específicos;
 
d) utilização da focalização e intenção da mente para movimentar energias específicas;
 
e) envolver uma área com energias curadoras (a energia de uma pessoa tem impacto na outra).
QUEM É DONNA EDEN ?
A norte-americana Donna Eden nasceu em 1943, na Califórnia, numa família em que falar sobre energia e intuição era considerado normal e até mesmo incentivado, especialmente pela sua mãe, também ela com uma capacidade fora do comum de ver as energias subtis que rodeiam e penetram todos os seres vivos. Apesar de ter nascido com a capacidade de ver e sentir a energia do corpo humano desde que nasceu, apenas anos mais tarde, quando diagnosticada com Esclerose Múltipla e já depois dos médicos terem desistido do seu caso, é que esta capacidade viria a revelar-se como fundamental para ultrapassar esta doença, ainda hoje considerada incurável pela medicina ocidental.
Depois de descobrir, pessoalmente, que era possível direcionar conscientemente as energias do seu corpo para curar-se de vários problemas de saúde, inclusive Esclerose Múltipla em estado avançado, Donna Eden passou os 35 anos seguintes a tratar mais de 10 000 pacientes, com os mais variados problemas de saúde, físicos e psicológicos, com taxas de sucesso extraordinárias. Desde então, e com a publicação do aclamado livro Energy Medicine, tem dedicado a sua vida, em conjunto com o seu marido, o psicólogo David Feinstein, a ensinar pessoas que não conseguem ver ou sentir energia de forma natural, a entrar em sintonia com as suas próprias energias subtis de cura. A sua alegria contagiante e as suas capacidades como terapeuta são lendárias!
Actualmente, Donna Eden é uma das maiores autoridades mundiais no campo da Medicina Energética. Mais de 100.000 pessoas, tanto leigos como profissionais de saúde, já assistiram às suas palestras e formações, um pouco por todo o mundo. 
 
Entretanto, centenas de terapeutas já foram treinados em Eden Energy Medicine, muitos deles sem qualquer aptidão prévia para sentir ou ver energias, partilhando apenas uma curiosidade e um desejo grande de aprender a identificar e equilibrar a energia do seu próprio corpo, ou a dos seus pacientes, no caso de profissionais de saúde. O modelo desenvolvido por Donna Eden permite que qualquer pessoa aprenda técnicas simples, não-invasivas e extremamente poderosas para recuperar e manter a saúde, seja ela física ou psicológica.
 
"Temos esperança que se juntem a nós para ajudar a mudar a vibração do planeta, uma pessoa de cada vez" - Donna Eden
 
Pode ficar a saber mais sobre a vida e obra de Donna Eden AQUI 
ROTINA ENERGÉTICA DIÁRIA
A Medicina Energética utiliza técnicas simples e extremamente eficazes para melhorar a saúde física e psicológica. A Rotina Energética Diária que se segue foi desenvolvida pela terapeuta Donna Eden e pode ser realizada por qualquer pessoa para manter a sua energia equilibrada ao longo do dia, diminuindo o stress e aumentando a vitalidade e o bem-estar. Os exercícios são muito simples e é possível sentir os resultados imediatamente.
Se realizar os exercícios da Rotina Energética Diária, diariamente! verá que em apenas alguns dias as pessoas à sua volta começam a reparar que está diferente e irão perguntar-lhe o que tem andado a tomar... diga-lhes que se chama RED... Rotina Energética Diária :) Não acredita? O desafio fica lançado!
O QUE É EDEN ENERGY MEDICINE ?
O modelo de Medicina Energética Eden Energy Medicine (EEM) foi desenvolvido ao longo de mais de 35 anos por Donna Eden, uma extraordinária terapeuta norte-americana que nasceu com a capacidade de ver a energia do corpo humano tão claramente como você está a ver as letras deste texto.
O modelo EEM reconhece e compreende o corpo humano como um sistema de energias que podem ser influenciadas por outras energias no ambiente e conscientemente acedidas por qualquer pessoa para promover a cura, a saúde e o bem-estar. De acordo com a EEM, é possível curar o corpo através da ativação das energias de cura naturais do próprio corpo, restaurando, assim, as que se tornaram fracas, perturbadas ou desequilibradas. Para o efeito, utiliza técnicas de tradições consagradas pelo tempo, como Acupuntura, Yoga, Kinesiologia ou Qi Gong. 
O fluxo, equilíbrio e harmonia do sistema energético podem ser restaurados e mantidos de maneira não-invasiva, tocando, massajando ou segurando determinados pontos de conexão de energia na pele (Pontos de Acupuntura); girando a mão sobre pontos energéticos fixos (Chakras); movimentando a mão ao longo de caminhos energéticos específicos na superfície da pele (Meridianos); pelo uso focado da mente para mover energias específicas (Intenção); ou através de posturas e exercícios físicos criados para efeitos energéticos específicos.
 
Um pouco como a medicina moderna, durante séculos, as diferentes culturas ao redor do mundo estudaram os diferentes sistemas energéticos do corpo de forma isolada, independentemente uns dos outros (i.e. meridianos, chacras, aura...). O modelo EEM trabalha com 9 sistemas energéticos diferentes, constituindo-se como um dos modelos mais completos e integrativos alguma vez desenvolvidos, podendo ser utilizado tanto como uma prática complementar em conjunto com outras abordagens médicas, quer como um sistema de suporte por si só.
 
Milhares de pessoas por todo o mundo têm utilizado a EEM para manterem a saúde e tratarem doenças; estimular o sistema imunitário, aliviar dores de cabeça, libertar o stress, melhorar a memória e a digestão, aliviar a artrite, as dores lombares, no ombro e pescoço, e aprender a lidar com a "poluição eletromagnética".
 
As técnicas simples e extremamente eficazes da EEM ajudam a manter as energias do corpo equilibradas, contribuindo para melhorar a saúde, aguçar a mente e aumentar a alegria e a vitalidade.
 
Pode ficar a saber mais sobre Eden Energy Medicine AQUI
EDEN ENERGY MEDICINE  NA EUROPA
A Medicina Energética da Donna Eden é ainda uma abordagem relativamente nova e pouco conhecida na Europa.  No entanto, a primeira vez que a EEM atravessou o Oceano Atlântico para Inglaterra foi há mais de 20 anos, através da extraordinária Madison King, uma das primeiras estudantes de Donna Eden. Ao longo dos anos, Madison demonstrou a Medicina Energética um pouco por todo o Reino Unido, aparecendo na televisão e em programas de rádio. Publicou 6 livros e mais de 100 artigos em revistas e divide actualmente o seu tempo entre o Reino Unido e o sul de Espanha.
 
Com o desenvolvimento da internet e das redes sociais, cresceu a visibilidade, o interesse e também a necessidade de formar os primeiros terapeutas na Europa. Assim, em 2012, ancorada na visão da Donna Eden e do marido, o psicólogo David Feinstein, de levar a EEM ao maior número de pessoas, Madison aceitou ser a responsável pela implementação do Programa de Certificação em Medicina Energética da Donna Eden, na Europa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No início de 2015, depois de dois anos intensos de teoria e prática nos 9 sistemas energéticos que constituem o modelo EEM, os primeiros 70 terapeutas, oriundos dos mais variados países europeus, foram certificados em Londres.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neste momento, o Programa de Certificação em EEM só está disponível em inglês e pode ser realizado nos Estados Unidos da América, no Canadá, em Inglaterra ou na Irlanda. 
 
Poderá ficar a saber mais sobre o Programa de Certificação em EEM AQUI
 

1/1
EDEN ENERGY MEDICINE  EM PORTUGAL
A Medicina Energética da Donna Eden está em crescimento, um pouco por todo o mundo e Portugal não é excepção. Neste momento, o Dr. João Paulo Pestana é o único português certificado em EEM, mas tem esperança que isto possa mudar rapidamente. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma vez que tem existido um interesse crescente nesta abordagem em Portugal, o Dr. João Paulo Pestana realiza palestras e workshops regulares um pouco por todo o país, que introduzem os participantes aos métodos e técnicas da EEM.
 
Em 2019 irá decorrer o primeiro curso Foundations em Portugal, em português.
 
Pode ficar a saber mais sobre os eventos de Medicina Energética em Portugal AQUI 
DVD EDUCATIVO
INTRODUÇÃO À MEDICINA ENERGÉTICA
DVD Introdução à Medicina Energética
EXCERTO DVD INTRODUÇÃO À MEDICINA ENERGÉTICA
OS 9 SISTEMAS ENERGÉTICOS UTILIZADOS EM EDEN ENERGY MEDICINE 
A anatomia energética do corpo é tão complexa e multifacetada como a sua anatomia física. O modelo EEM trabalho com nove sistemas primários de energia, todos eles interrelacionados. Embora Donna Eden tenha visto estes nove sistemas de energia toda a sua vida, as funções de cada um desses sistemas foram-se tornando cada vez mais claros para ela quando começou a tratar de outras pessoas e a ajudá-las na sua cura.
Ao estudar e aprofundar o seu conhecimento sobre outras culturas não-ocidentais, percebeu que a maior parte dos sistemas energéticos que ela tão claramente via nos seus pacientes, já tinham sido identificados e descritos na tradição de cura de, pelo menos, uma destas culturas ancestrais. Alguns destes sistemas são amplamente conhecidos, como os Meridianos, os Chacras e a Aura. Outros, por seu lado, não têm sido tão amplamente reconhecidos, como é o caso de Os Elétricos. 
 
Os nove sistemas primários de energia regularmente utilizados em Eden Energy Medicine, incluem:
Meridianos: Os Meridianos são canais que transportam energia pelo corpo, constituindo-se como que a “corrente sanguíneo” do sistema energético. Cada meridiano percorre, ao mesmo tempo, a superfície da pele, onde a sua energia pode ser mais facilmente influenciada, bem como áreas mais profundas do corpo, transportando energia para, pelo menos um órgão ou sistema fisiológico. Os meridianos fazem a ponte entre mente, corpo e espírito. Os 14 principais meridianos incluem 12 segmentos interligados (geralmente nomeados pelo nome de um dos órgãos primários que governam) e 2 outros canais de energia designados Central (Vaso Concepção) e Governador. Os 12 meridianos interligados são, em última análise, um único e complexo canal de transporte de energia para órgãos, músculos e células de todo o corpo. 
 
Chacras: Ao longo da coluna vertebral existem sete chacras principais ("chacras menores" adicionais podem também ser encontradas um pouco por todo o corpo). Os chacras são como discos em forma de espirais de energia que banham e alimentam os órgãos na sua proximidade. Eles governam o sistema endócrino e transportam informação sobre a história de vida de cada pessoa. Eles também codificam e processam experiências físicas, mentais, emocionais e espirituais. Cada um dos sete chacras tem sete camadas, sendo que a mais profunda chega à Grelha Básica e as camadas mais afastadas tocam na aura.
 
Aura: Tal como a atmosfera da Terra, a aura circunda e envolve o corpo. É o sistema energético mais externo e afastado do corpo, composto por sete camadas ou "campos áuricos aninhadas" (pensem em matrioskas, as bonecas russas) e sete bandas ou faixas concêntricas, desde a base até ao cimo do corpo. Cada camada e cada banda têm uma função específica mas, essencialmente, a aura actua como:
 
1. um filtro para proteger o corpo de energias tóxicas e desiquilibradas;
2. uma antena para trazer energias positivas para o corpo.
 
A aura processa os nutrientes necessários a partir do ambiente, tais como a luz solar, e ajuda a harmonizar o nosso corpo ao campo magnético da Terra. O bom funcionamento da aura tem um impacto significativo na saúde física, emocional, espiritual.
 
Grelha Básica: Incorporado profundamente por todo o corpo existe uma matriz, um padrão de rede energético denso e lento, que é a fundação, o alicerce, de todos os outros sistemas energéticos e, ao mesmo tempo, o mais profundo de todos eles. Assim como o sistema esquelético apoia a estrutura básica do corpo físico, a Rede/Grelha fornece a estrutura básica para os sistemas de energia do corpo, prestando também suporte direto aos ossos. Se existir uma rutura na Rede/Grelha, será difícil para qualquer pessoa sentir-se verdadeiramente feliz e curar-se completamente, física ou emocionalmente. Uma Rede/Grelha saudável providencia suporte e estrutura para todos os outros sistemas energéticos do corpo.
 
O Padrão Celta: Este sistema energético é semelhante ao padrão entrelaçado de um tecido celta ou de uma cesta de vime, que ajuda a criar um recipiente para todas as energias do corpo. É como tecido conjuntivo que se estende por todo o corpo energético. Enquanto os meridianos podem ser comparados a rios e os chacras a piscinas, O Padrão Celta é comparável a uma teia que junta todos os sistemas energéticos numa rede de comunicação através de uma dança entrecruzada de figuras 8 grandes e pequenas e, por vezes, também de outras formas geométricas. Os padrões entrecruzados encontrados no Padrão Celta refletem formas básicas encontradas na natureza. Quanto mais saudável for o corpo e as suas energias, mais proeminente será o Padrão Celta e vice-versa. Fortalecer o Padrão Celta é uma boa maneira de terminar qualquer sessão de cura, uma vez que ajuda a reforçar e a ancorar os ganhos terapêuticos.
 
Os Cinco Elementos/Ritmos: Existe um conjunto complexo de pulsos ou "ritmos" que fluem através de todos os sistemas energéticos dor corpo, chamados Cinco Elementos, Cinco Estações ou Cinco Ritmos, que correspondem a padrões de energia subjacentes que fluem através de todos os outros sistemas de energia, deixando a sua marca em todos eles. O Modelo dos Cinco Ritmos, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, reflete a pulsação rítmica de toda a vida que influencia os acontecimentos e ciclos humanos. Cada meridiano vibra de acordo com um destes Cinco Ritmos ou Elementos - representados através das metáforas Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal. Os Cinco Ritmos proporcionam uma "lente" diferente para compreender e trabalhar com problemas de saúde crónicos, padrões comportamentais negativos e perturbações emocionais.
 
Triplo Aquecedor: O Triplo Aquecedor é considerado tanto um meridiano como um Circuito Radiante. Ele desempenha tantas funções diferentes que, Eden Energy Medicine, falamos dele frequentemente como um sistema de energia separada e independente. Especificamente, ele regula o sistema imunitário, a resposta de stress de luta-fuga ou congelamento, bem como os hábitos de sobrevivência do organismo.
 
a) Quando age como um meridiano, a energia do Triplo Aquecedor percorre o seu percurso delineado,     mas o seu fluxo varia grandemente. Por vezes, tanto pode ter um movimento lento, empastelado e lamacento, como noutras ocasiões pode "disparar em frente", com grandes explosões de energia quente. Geralmente, de acordo com a Donna Eden, o Triplo Aquecedor aparenta ter uma cor castanho avermelhada, por vezes com uma faísca amarela, em períodos de grande explosão.
 
b) Como um circuito radiante, a energia do Triplo Aquecedor pode ir a qualquer parte do corpo e é capaz de desviar e absorver a energia de qualquer um dos meridianos do corpo (excepto o coração) se necessitar das suas energias. Como guardião dos hábitos do corpo, permite que a pessoa entre em modo de "piloto automático" para processos rotineiros. O Triplo Aquecedor também desempenha um papel de "guardião" ou "guerreiro", dirigindo o sistema imunitário relativamente ao que assimilar e ao que bloquear ou lutar.
 
Circuitos Radiantes: Os Circuitos Radiantes (chamados Meridianos Extraordinários, Curiosos ou Maravilhosos pela medicina Tradicional Chinesa) são fluxos de energia subtil que apoiam e assistem todos os outros sistemas energéticos, especialmente os meridianos. Altamente sensíveis e susceptíveis aos pensamentos e emoções, eles alimentam a alegria e outros sentimentos positivos. Estimular os Circuitos Radiantes pode ativar a alegria interior, bem como o "médico interior", dando continuidade ao trabalho de cura e equilíbrio interno.
 
Os Circuitos Radiantes são mais antigos (em termos de evolução) do que os meridianos, e não estão limitados a percursos fixos, como os meridianos. Em vez disso, movimentam-se instantaneamente para onde são necessários, com um brilho radiante que atrai energias vitais do ambiente e ativa a cura interior.
 
Os Elétricos: Os Elétricos, tal como a Teia Celta e os Cinco Ritmos, constituem um sistema que influencia todos os outros sistemas energéticos. Este efeito sistémico acontece porque os Elétricos são compostos pela dimensão elétrica de cada um dos outros sistemas energéticos - desde a Aura até à Rede Básica. Os Elétricos ajudam a carregar e conectar células, órgãos e outros sistemas energéticos a um nível elétrico e afetam e são afetados pelo sistema nervoso e pelo coração. A energia elétrica é a mais densa e a que é mais facilmente mesurável, de todas as energias do corpo humano.

 

 

--------------------
Referência: Energy Medicine (Revised) by Donna Eden New York: Tarcher/Penguin Putnam, 2008.

Copyright@2019 Método Pestana

Portugal - Algarve - Faro - Lagoa

Email: info@metodopestana.com

VISITE-NOS NAS REDES SOCIAIS 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2010 - 2019 Método Pestana. A informação contida nesta página pode ser citada livremente sem necessidade de permissão prévia do autor, desde que não seja alterada ou manipulada, sob qualquer forma, e que seja mencionado o link de origem: www.metodopestana.com 

Eden Energy Medicine